terça-feira, 28 de abril de 2015

Simulado Brasil Colonia

01.  Todas as alternativas apresentam fatores que explicam a primazia dos portugueses no cenário dos grandes descobrimentos, exceto
a) a atuação empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica.
b) a localização geográfica de Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o restante do continente.
c) a presença da fé e o espírito da cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar os povos chamados "infiéis".
d) o aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno.

02. “Eu, el-rei D. João III, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo da minha casa que ordenei mandar fazer nas terras do Brasil uma fortaleza e povoação grande e forte na Baía de Todos os Santos. (…) Tenho por bem enviar-vos por governador das ditas terras do Brasil.”
Regimento de Tomé de Sousa, 1549.
As determinações do rei de Portugal estavam relacionadas.

a) à necessidade de colonizar e povoar o Brasil para compensar a perda das demais colônias agrícolas portuguesas do Oriente e da África.
b) aos planos de defesa militar do império português para garantir as rotas comerciais para a Índia, Indonésia, Timor, Japão e China.
c) a um projeto que abrangia conjuntamente a exploração agrícola, a colonização e a defesa do território.
d) aos projetos administrativos da nobreza palaciana visando à criação de fortes e feitorias para atrair missionários e militares ao Brasil.
e) ao plano de inserir o Brasil no processo de colonização escravista semelhante ao desenvolvido na África e no Oriente.

03. Sobre a Expansão Marítima Europeia, julgue os itens seguintes.

I- Para a realização da grande aventura marítima, foram fundamentais as descobertas técnicas da época, não tendo influência a experiência do navegador.
II - A busca de riqueza foi importante para o envolvimento das pessoas com a navegação e para a valorização de novos produtos comerciais.
III - O descobrimento do Brasil foi resultado de uma estratégia do grande navegador Vasco da Gama com a ajuda de Pedro Álvares Cabral.
IV - A Expansão Marítima trouxe grandes renovações para a cultura da época e teve, portanto, claras ligações com as mudanças históricas que levaram à construção dos tempos modernos.
V - A importância das viagens de Colombo se restringe aos parâmetros de uma aventura heróica de um grande e idealista navegador.
A quantidade de itens certos é igual a
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

04.
I. “Foi preciso um aprimoramento dos conhecimentos geográficos, sobretudo os ligados aos mares e oceanos, e também o desenvolvimento da cartografia, de modo a se ter melhor representação dos lugares, das dimensões, das distâncias.”
II. “Desenvolveram-se também a elaboração e uso de instrumentos náuticos que auxiliavam a navegação, importantes sobretudo para as viagens a longa distância, como a bússola e o astrolábio.”
III. “A construção de embarcações teve que responder às necessidades de expansão. Teve três tipos de embarcações capazes de realizar viagens de longa distância: a piroga com balanceio, usada de Madagáscar à Ilha de Páscoa; o junco com fundo chato, utilizado nos mares do Extremo Oriente e o navio com quilha, usado na Europa.”
Com base nos textos é correto afirmar que a expansão marítima europeia:
a) desacelerou o desenvolvimento dos conhecimentos sobre navegação marítima do homem moderno;
b) resultou da utilização de processos de fabricação e orientação náuticos desenvolvidos pelos chineses e polinésios;
c) revelou cientistas náuticos que, eliminaram todos os problemas práticos enfrentados em cada viagem marítima no Atlântico;
d) demonstrou que os conhecimentos do homem moderno sobre navegação eram considerados extremamente precários;
e) dependeu de progressos náuticos que, para a época podem ser considerados verdadeiramente revolucionários.

 05. O processo de colonização portuguesa sobre o Brasil tem como um de seus pressupostos básicos a manutenção do PACTO COLONIAL, que regula as relações entre Colônia e Metrópole. Este pacto pode ser definido como um: (vale: 0,5 pontos)
a) acordo celebrado entre os portugueses recém chegados ao Brasil e os nativos, com o objetivo de viabilizar a exploração de pau-brasil e a utilização da mão-de-obra indígena para a realização desse trabalho;
b) acordo feito entre os proprietários de terras na colônia, os Governadores Gerais e o rei de Portugal, com o objetivo de evitar a concorrência econômica entre metrópole e colônia, definindo-se os bens que cada parte produziria;
c) acordo celebrado entre Portugal, Espanha e suas respectivas colônias, a fim de se evitarem os conflitos territoriais e de se garantir uma maior produtividade das regiões exploradas, evitando-se a concorrência entre elas, que deveriam produzir bens complementares entre si.
d) instrumento de dominação política e econômica exercida pela metrópole, que se caracterizava pelo monopólio do comércio colonial e pela complementaridade da produção colonial em relação à metrópole, sendo proibida a criação de manufaturas na região colonizada;
e) instrumento de dominação e de imposição religiosa, muito utilizado pelos jesuítas em sua missão de evangelização e de conversão dos indígenas ao catolicismo, o que veio a facilitar a criação das Reduções, como a de São Miguel Arcanjo, no Rio Grande do Sul;



  06. A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, Capitanias Hereditárias e Governo-Geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período.
a) As capitanias, mesmo havendo um processo de exploração econômica em algumas delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.
b) As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.
c) As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão de obra necessária à lavoura.
d) O governo-geral permitiu a direção da Coroa na produção do açúcar, o que assegurou o rápido povoamento do território.
e) O governo-geral extinguiu as donatárias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.

07. (Fuvest-SP) Com um ato de coragem, mais de irresponsabilidade, D. Sebastião mais combateu que comandou (...) a derrota já parecia irreversível (...) Ferido na mão, trocou de cavalo três vezes e parece ter sido, junto a uns poucos fidalgos, (...) um dos que seguiram combatendo por mais tempo. Seu valido mais próximo (...) chegou a pedir-lhe que se rende para salvar a si e à nação, ao que D. Sebastião respondeu: "Que pode haver aqui que fazer se não morrermos todos?" (...) Negando-se a recuar perdeu-se em meio aos inimigos.           .
Em agosto de 1578, a derrota portuguesa na batalha de Alcácer-Quibir frente aos mouros deu início a um dos mais dramáticos períodos da história da Portugal, onde:                          
a) depois da derrota em Alcácer-Quibir, o reino de Portugal em aliança com a Espanha retomou seu poder e sua grandeza sob o comando de Filipe II de Habsburgo também conhecido como o Desejado.           .
b) o sebastianismo, como forma de expressão cultural e profética, levou Portugal a reorganizar-se depois da derrota no Marrocos, anexando o reino espanhol na chamada União Ibérica.
c) logo depois da derrota de Portugal e do desaparecimento de D. Sebastião, a Companhia das índias Ocidentais comandada por Maurício de Nassau tomou o Nordeste açucareiro brasileiro.
d) a União Ibérica teve papel fundamental para o expansionismo territorial português na América do Sul com o fim do tratado de Tordesilhas e garantiu o acesso do mesmo aos mercados de ouro e prata do México.
e) à perda do rei segui-se a perda da independência para a Espanha durante sessenta anos e fez brotar, na sociedade, a crença da volta de um rei salvador pra redimir o reino de suas dores e pecados denominado de sebastianismo.

08.  Durante a União Ibérica, Portugal foi envolvido em sérios conflitos com outras nações europeias. Tais fatos trouxeram como conseqüências para o Brasil Colônia:
a) as invasões holandesas no Nordeste e o declínio da economia açucareira após a expulsão dos invasores.
b) o fortalecimento político e militar de Portugal e colônias, devido ao apoio espanhol.
c) a redução do território colonial e o fracasso da expansão bandeirante para além de Tordesilhas.
d) a total transformação das estruturas administrativas e a extinção das Câmaras Municipais.
e) o crescimento do mercado exportador em virtude da paz internacional e das alianças entre Espanha, Holanda e Inglaterra.


09. (ENEM/2012)
 
Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Salvador padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez, servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.
(VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & irmão. 1951 – Adaptado)

O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e

a)    a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros.
b)    a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.
c)    o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.
d)    o papel dos senhores na administração dos engenhos.
e)    o trabalho dos escravos na produção de açúcar.

10. As feitorias portuguesas no Novo Mundo foram formas de assegurar, aos conquistadores, as terras descobertas. Sobre essas feitorias, é correto afirmar que:

a) a feitoria foi uma forma de colonização, empregada por portugueses na África, na Ásia e no Brasil, com pleno êxito para a atividade agrícola.
b) as feitorias substituíram as capitanias hereditárias durante o Governo geral de Mem de Sá, como proposta mais moderna de administração colonial.
c) as feitorias foram estabelecimentos fundados por portugueses no litoral das terras conquistadas e serviam para armazenamento de produtos da terra, que deveriam seguir para o mercado europeu.
d) tanto as feitorias portuguesas fundadas ao longo do litoral brasileiro quanto as fundadas nas Índias tinham idêntico caráter: a presença do Estado português e a ausência de interesses de particulares.
e) o êxito das feitorias afastou a presença de corsários franceses e estimulou a criação das capitanias hereditárias.



Invasões Holandesas (Parte I)

Invasões Holandesas

Invasão a Salvador (1624 – 1625)

         Sede do governo geral brasileiro;
         Manutenção da lógica militar europeia;
         Garantir o acesso a produção açucareira;
         Conhecimento prévio que os holandeses possuíam do território.



Fragilidade defensiva de Salvador

- Limitações impostas pela falta de recursos;
-  Vasta extensão territorial;
-  Rivalidade entre as autoridades;
-   A defesa da cidade não contava com nenhuma estratégia especial;
-   Falta de soldados treinados;

Observação: O sistema defensivo da cidade possuía fragilidades que agravadas por conflitos administrativos, explicam a queda da cidade diante dos invasores.

à Recusa do Bispo D. Marcos Teixeira em apoiar os esforços de defesa da cidade, por acreditar que a invasão, se acontecesse não seria em Salvador.

Ocupação de Salvador

- Os portugueses incendiaram os navios que estavam no porto;
- O governador foi preso e enviado a Holanda;
- Fuga do Bispo D. Marcos (tiro de misericórdia na medíocre defesa da cidade).

Resistência e contra-ataque

-  Morte do general Van Dorth;
-  Holandeses sitiados dentro dos limites da cidade;
-  Conflitos entre holandeses e colonos resistentes;
-   A resistência garantiu a não expansão da ocupação holandesa;

-   Companhia de emboscadas (ou companhias de assalto).

União Ibérica (1580 - 1640)

União Ibérica (1580 – 1640)

Sob o domínio espanhol

+  1578 – desaparecimento de dom Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir;
+  Aclamado rei o cardeal dom Henrique (idoso e sem filhos);
+  Filipe II, rei da Espanha, e tio de dom Sebastião, ocupou Lisboa com o apoio de uma parte da nobreza de Portugal. (coroado rei de Portugal).

Juramento de Tomar (1581)

       Vetado aos espanhóis a possibilidade de intromissão nos negócios; portugueses com suas possessões além-mar;
         Manutenção dos navios portugueses no comércio colonial;
         Respeito às leis e aos costumes;
         Permanência de funcionários portugueses no plano administrativo;
         Compromisso de preservação da língua portuguesa;


Transformações na colônia portuguesa

         Expansão do território pela ação dos bandeirantes;
   Início da criação de gado, que promoveu a ocupação de terras no interior do continente;

         Ocupação do Nordeste pelos holandeses.

Governo Geral

GOVERNO GERAL

-      D. João III criou em 1548 o Governo Geral, no intento de centralizar a administração.
-       Coexistiu com o sistema de capitânias hereditárias.

Motivos

         Fracasso das Capitanias;
         Centralizar a administração;
         Coordenar a defesa;
         Efetivar a colonização;

Objetivo da Coroa Portuguesa
-   Corrigir, onde necessário, a dispersão e o particularismo que caracteriza o regime de donatarias.

Observação:
-     O Estado suprimiu algumas prerrogativas dos donatários. Algumas capitanias foram retomada dos seus antigos proprietários, como foi o caso da Bahia.

Tomé de Sousa (1549 - 1553)

          Enfrentar e reprimir corsários;
         Fundar vilas e construir fortes;
         Combater ou fazer alianças com os indígenas;
         Garantir o monopólio real sobre a exploração do Pau do Brasil;
         Defender os colonos;
         Procurar metais preciosos;
         Incentivar a lavoura de cana de açúcar;
         Criação de órgãos públicos.

Anotações:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Duarte da Costa (1553- 1558)

-   Problemas com os colonos da capitania da Bahia;
- Ocupação francesa na baía de Guanabara (França Antártica – 1555); 
-   Fundação do Colégio São Paulo;
- Órfãs para casamento;
-  Jesuítas (Anchieta);
-    Mais colonos.

Mem de Sá- (1558 – 1570)

         Tentou moralizar os costumes;
         Trabalhou para expulsar os franceses;
         Aproximação com os jesuítas;

Observação:
- Em 1572, Mem de Sá morreu na Bahia e após a sua morte, a Metrópole dividiu o  Brasil em dois Estados.

- Em 1578 por causa do fracasso dessa divisão, o Brasil foi novamente unificado.

sábado, 18 de abril de 2015

NASCIMENTO E EXPANSÃO DO ISLAMISMO

                 NASCIMENTO E EXPANSÃO DO ISLAMISMO


Islamismo – 1,2 bilhão de adeptos (crença que mais cresce no mundo)

Islan – “Submissão” [A DEUS] – Islamismo
Muslin – “Aquele que acredita no islã e se submete a Deus” – Muçulmano
Maometano – Seguidores de Maomé

Maomé - O ultimo profeta enviado por Deus
             - Maior de todos os profetas (não é visto como filho de Deus)

Arábia Pré-Islâmica

- Difícil sobrevivência (predominância de clima desértico)
- Movimentado fluxo comercial
- Viviam sob a autoridade de chefes eleitos (xeques)
- Religião politeísta

Caaba – Casa de Deus (templo da cidade de Meca)

Maomé – Condenação a adoração de ídolos e imagens e afirmava a existência de um único Deus.
(inicialmente mensagem recebida com hostilidade – perseguição aos seguidores)

Observação 1 – Os mercadores de Meca temiam que a difusão do credo monoteísta acabasse com as peregrinações de fieis a Meca.

Hégira – (emigração)

- Retirada de Maomé e seus partidários para a cidade de Yatreb (atual Medina)
- Esse deslocamento marca o ano I do calendário Muçulmano (ano 622 do calendário Cristão)

Jihad – Esforço em favor e Deus (missão)

Observação 2 – 632 (morte de Maomé) – praticamente toda a Arábia havia se convertido ao Islamismo, pelo poder de suas palavras ou de sua espada.

Doutrina do Islã
Alcorão – Livro sagrado, traz as revelações do anjo Gabriel a Maomé e os princípios básicos do Islamismo.

Suna – Reune os textos sobre a vida de Maomé referentes a sua atuação como guerreiro e estadista.

Cinco pilares do Islamismo

- Alá, o único Deus, criador do universo;
- Oração cinco vezes ao dia, com o corpo voltado em direção a cidade sagrada de Meca;
- Destinar à caridade o equivalente a 2,5% da renda anual;
- Fazer uma peregrinação (o Haji) a Meca pelo menos uma vez na vida;
- Jejuar no m~es do Ramadã;

Ramadã

 - Nono mês do ano muçulmano, reverenciado como mês sagrado dos islamitas.   
- No Ramadã o jejum é obrigatório do nascer ao pôr do sol, além de ser expressamente proibido o consumo de fumo e bebidas alcoólicas


A expansão do Islã

Morte de Maomé (08 de julho de 632) – Disputas internas pelo poder

Califado

Sistema de governo adotado após o desaparecimento do fundador do Islã, era uma espécie de monarquia não hereditária.

- Califa – “sucessor do profeta de Deus”

629 – Tratado de Hodaibya (acordo entre Maomé e os coraxitas)

Observação 3 – Segundo o alcorão só os parentes de Maomé poderiam substituí-lo, mas a Suna não dizia a mesma coisa.

Expansão
Plano econômico – Atraídos pelos lucros oriundos dos saques.
Plano social – Conquistas de novas terras.
Plano religioso – Obrigação da guerra santa.

Conjuntura externa – Os dois Impérios mais fortes da época, o Bizantino e o Persa, combatiam-se havia séculos, e acabaram por enfraquecer-se.  

Observação 4 – Os Árabes permitiam uma relativa liberdade religiosa aos povos que não queriam se converter ao Islamismo. (bastava que pagassem o imposto do infiel).
- Quando Maomé morreu, apenas a Arábia estava convertida. Abu Beker, iniciou o avanço rumo a Síria e a Pérsia.  

Um dia não terei futuro
e no último momento do meu presente,
serei pleno ao perceber que tive passado...
(André Carneiro)



sábado, 11 de abril de 2015

FASE PRÉ-COLONIAL (1500 - 1530) e CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

Fase pré-colonial (1500 – 1530)

- Nenhuma riqueza evidente foi encontrada (o Brasil não oferecia vantagens comerciais)
-  A cultura indígena era considerada rudimentar
-   Levantamento de acidentes geográficos

Exploração do Pau-Brasil

- O governo concedia a particulares, por um tempo determinado, o direito de exploração e comercialização do Pau-Brasil (Arrendamento).
-  Primeira atividade econômica da nova colônia portuguesa na América
-  A ameaça estrangeira no litoral era significativa

Expedições punitivas – Cristóvão Jacques (1516 e 1526)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Características Gerais do Período Colonial

  Colônia de exploração (fornecimento de gêneros inexistentes na Europa).
  Monocultura.
  Agroexportação.
  Latifúndio.
  Escravismo.
  Exclusivismo colonial (monopólio de comércio da metrópole sobre a colônia).

Anotações Importantes
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

Expedição de Martim Afonso de Souza  (1530 – 1532)

-   Missão: Explorar o litoral, atacar os estrangeiros e montar os primeiros povoados. (Suas atribuições tinham caráter judiciário, militar e administrativo)
-  Introdução da monocultura da cana de açúcar;
-   Fundação do primeiro engenho;

Observação:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Capitanias hereditárias

- Consistia na divisão de terras em lotes e na entrega desses a donatários, que se comprometiam a colonizá-los
-  Sistema já testado na administração das  ilhas do Atlântico.
-  Transferência de despesas para particulares



Capitânia de Pernambuco

- Doada a Duarte Coelho
- Maior proximidade com a metrópole
-  Colaboração de alguns grupos indígenas
      - Condições favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar

  Olha para o céu!
Nem sempre a lua cheia é a mais bela...
E mesmo solitária a primeira estrela ousa brilhar.

(André Carneiro)

EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA

                 EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA

Marcos iniciais da Idade Moderna

         Crise do Feudalismo
         Ascensão da Burguesia Comercial
         Centralização do poder nas mãos do Rei

 Definição: período em que as nações europeias iniciaram um processo de exploração e conquistas em novos territórios, que ampliou o mundo até então conhecido.
  Período: séculos XV e XVI.

Motivadores da Expansão

         Comércio rentável
         Recuperação demográfica
         Expansão de mercados
         Eliminar intermediários
         Difusão do Cristianismo
         Carência de metais preciosos

Pioneirismo Português

         Centralização precoce
         Localização geográfica
         Desenvolvimento tecnológico
         Burguesia mercantil atuante

Tomada de Ceuta

- Fortalecer o próprio Estado
- Coibir a pirataria
- Produção de cereais
- Especiarias asiáticas

Anotações
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Portugal e Espanha: “donas do mundo”

Bula Intercoetera (1493): 100 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado Ocidental pertenceriam a Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal.
Tratado de Tordesilhas (1494): 370 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado Ocidental pertenceriam a Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal. Esse tratado substituiu o anterior.

Carta de Caminha

  Não tinha fé
  Não lavravam
  Não criavam animais
  As terras eram boas e com águas infinitas

Resultados da Expansão Marítima

         Deslocamento do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico.
         Comércio Mundial ð “Revolução Comercial”
         Fortalecimento das monarquias europeias
         Desenvolvimento técnico e científico
         Difusão do cristianismo pelo Novo Mundo e África
         Grande afluxo de metais preciosos da América para a Europa
         Genoveses e Venezianos: perderam o monopólio das especiarias
         Processo de colonização: América e África 

O passado ?
Eu não transformo;
O futuro!?...
Eu desconheço;
Prefiro viver o presente
Da forma como eu mereço.
(Leonilton Carneiro)